PEA-TP participa de Congresso Internacional de Educação Ambiental

PEA-TP participa de Congresso Internacional de Educação Ambiental

O Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo (PEA-TP) voou até a Bahia para participar do 1º Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar ( I CINEAI), que ocorreu entre 22 e 25 de novembro na cidade de Juazeiro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (campus Juazeiro).

Estiveram presentes representando o PEA-TP, a coordenadora social Michelle Nascimento Weissmann da Silva e a pesquisadora Carolina de Oliveira Siqueira.

O 1º CINEAI abriu inscrições ao público com o objetivo de reunir estudantes, professores, pesquisadores, ambientalistas e todas as pessoas interessadas em debater e compartilhar experiências sobre a Educação Ambiental e os diferentes aspectos e problemáticas que estão nos campos da Educação e do Meio Ambiente. O PEA-TP teve seus trabalhos aprovados e participou do evento que contou com formação e capacitação através de minicursos, oficinas, mesas redondas e palestras, entre outras atividades.

As integrantes do PEA-TP participaram como ouvintes e também como palestrantes na mesa redonda “A Educação Ambiental Crítica e os Desafios do Controle Social das Rendas Petrolíferas” e da oficina “Jogo e Expressão Artística como Ferramentas de Educação Ambiental na Transformação Social”.

O tema central do 1º CINEAI foi “Desenvolvimento Sustentável Necessário” e considerou os aspectos culturais, econômicos, étnicos, religiosos, epidemiológicos e sociais em suas análises e debates.

A coordenadora Michelle disse que “foi uma experiência importante para a divulgação das ações realizadas na região Sudeste do país no contexto da educação ambiental como ação mitigadora dos impactos negativos de grandes empreendimentos como a indústria petrolífera. A participação dos projetos de educação ambiental ligados ao licenciamento de petróleo e gás foi importante para promover o debate sobre educação ambiental crítica na gestão pública”.

Deixe uma resposta