A Caravana Territórios do Petróleo

Este livro, de 2016, testemunha os primeiros passos do projeto Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos, vinculado ao licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Produção coletiva organizada pelo historiador Marcelo Carlos Gantos, o livro resgata a experiência de uma caravana que percorreu, em 2014 e 2015, os dez municípios fluminenses considerados produtores de petróleo na Bacia de Campos — à época, a maior província produtora do país.

Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo – ações para o controle social dos royalties

Essa obra relata as atividades desenvolvidas ao longo da fase I (2014-2016) do projeto Territórios do Petróleo, resgatando a memória de um percurso pedagógico sem precedentes no âmbito do Licenciamento Federal. Mais uma produção coletiva coordenada pelo historiador Marcelo Carlos Gantos, o livro contempla a experiência da Caravana Territórios do Petróleo, as atividades de formação, as estratégias de avaliação e uma breve caracterização dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC).

Experiências e reflexões sobre a vigília cidadã para o controle social dos royalties

Publicada em 2019, a coletânea apresenta a experiência do projeto Territórios do Petróleo no âmbito das ações participativas desenvolvidas em sua fase II (2017-2019). A obra tem o objetivo de narrar a trajetória do projeto no período de dois anos dedicados à promoção de ações pedagógicas no campo da educação ambiental crítica, que percorre o curso da educação popular. Organizada pelo historiador Marcelo Carlos Gantos.

Perspectivas Teóricas e vivências em tempos de pandemia – participação cidadã e rendas petrolíferas na Fase III do Projeto Territórios do Petróleo

A obra, publicada em 2023, é resultado das atividades educativas e de investigação promovidas pela equipe do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo. O livro aborda a Fase III, que teve seu plano de rota subitamente alterado em seus aspectos metodológicos e técnicos, ganhando outras dimensões comunicativas e práticas decorrentes das demandas resultantes do impacto da pandemia de covid-19 e do estabelecimento do distanciamento social como norma de vida no país.

Caminhos e Práticas Metodológicas em Tempos de Isolamento Social

Esta produção não surge ao acaso, mas do nosso encantamento diante da riqueza de ações metodológicas criadas ou reinventadas pela equipe técnica do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã (PEA-TP), do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC) – aqui denominados socioeducadores/as – e pela equipe pedagógica e de gestão diante dos desafios impostos às ações educativas no período de isolamento social, exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude da pandemia da Covid-19, tempo em que as atividades foram desenvolvidas exclusivamente no modelo remoto.

Instituições responsáveis

Territórios do Petróleo

Rua Marechal Deodoro, 55 – Centro
Campos dos Goytacazes – RJ CEP 28010-280

O projeto Territórios do Petróleo busca disseminar informações sobre royalties e participações especiais junto à população dos dez municípios produtores do trecho fluminense da Bacia de Campos — com prioridade para grupos mais afetados pela indústria petrolífera —, contribuindo assim para o fortalecimento do controle social sobre a aplicação destes recursos.

Todos os direitos reservados © 2018