Livro 1: A Caravana Territórios do Petróleo

Este livro, de 2016, testemunha os primeiros passos do projeto Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos, vinculado ao licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Produção coletiva organizada pelo historiador Marcelo Carlos Gantos, o livro resgata a experiência de uma caravana que percorreu, em 2014 e 2015, os dez municípios fluminenses considerados produtores de petróleo na Bacia de Campos — à época, a maior província produtora do país.

Livro 2: Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo – ações para o controle social dos royalties

Essa obra relata as atividades desenvolvidas ao longo da fase I (2014-2016) do projeto Territórios do Petróleo, resgatando a memória de um percurso pedagógico sem precedentes no âmbito do Licenciamento Federal. Mais uma produção coletiva coordenada pelo historiador Marcelo Carlos Gantos, o livro contempla a experiência da Caravana Territórios do Petróleo, as atividades de formação, as estratégias de avaliação e uma breve caracterização dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC).

Livro 3: Experiências e reflexões sobre a vigília cidadã para o controle social dos royalties

Publicada em 2019, a coletânea apresenta a experiência do projeto Territórios do Petróleo no âmbito das ações participativas desenvolvidas em sua fase II (2017-2019). A obra tem o objetivo de narrar a trajetória do projeto no período de dois anos dedicados à promoção de ações pedagógicas no campo da educação ambiental crítica, que percorre o curso da educação popular. Organizada pelo historiador Marcelo Carlos Gantos.

Instituições responsáveis

Territórios do Petróleo

Rua Marechal Deodoro, 55 – Centro
Campos dos Goytacazes – RJ CEP 28010-280

O projeto Territórios do Petróleo busca disseminar informações sobre royalties e participações especiais junto à população dos dez municípios produtores do trecho fluminense da Bacia de Campos — com prioridade para grupos mais afetados pela indústria petrolífera —, contribuindo assim para o fortalecimento do controle social sobre a aplicação destes recursos.

Todos os direitos reservados © 2018

1669407330