Curso Básico de Gestão Ambiental Pública

Curso Básico de Gestão Ambiental Pública

O PEA-TP realizou entre os dias 4 e 8 de outubro, o primeiro módulo do Curso Básico de Gestão Ambiental Pública, desenvolvido e organizado pelo professor José Silva Quintas e a equipe PEA-TP. A realização desse curso atende duas importantes metas do projeto, a de formação continuada de equipe e a articulação com outros PEAs do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos.

Além de instrumentalizar a equipe para o exercício crítico e reflexivo da realidade ambiental dos municípios abrangidos pelo PEA-TP, o curso “A crise ambiental e suas implicações” também buscou promover uma reflexão sobre a concepção histórica da crise ambiental e suas consequências nas sociedades, nas relações internacionais e ainda sobre as implicações nos meios social e físico-natural da ação do Estado brasileiro no processo de ordenamento da destinação dos recursos ambientais na sociedade brasileira.

Realizado de forma remota, o 4º Encontro de Formação Continuada contou com a participação da equipe técnica, pesquisadores, agentes de mobilização e de apoio técnico do PEA-TP atuantes nos dez municípios abrangidos, integrantes de outros PEAs e ainda, os palestrantes, alcançando uma média de 60 participantes por dia.

O primeiro módulo do Curso Básico de Gestão Ambiental Pública, desenvolvido e organizado pelo professor José Silva Quintas e pela equipe PEA-TP, teve na sua etapa de seminário a participação de diversos palestrantes convidados.

Participaram de uma semana intensa de trocas e aprendizados os palestrantes: Carlos Walter Gonçalves, Marcelo Gantos, Marcos Pedlowisk, Phillipe Layargues, Silvia Martinez, Henri Acselrad e Mauro Guimarães.

O professor José Quintas fez a mediação de todas essas participações, que abordaram temas variados como: ambientalismos, injustiça ambiental e desigualdade social, bases metodológicas, limites e possibilidades da educação, crise civilizatória e outros assuntos relacionados à temática “Gestão Ambiental Pública, a Crise Ambiental e suas Implicações”.

O PEA-TP acredita que conseguiu, após uma semana intensa de debates, promover reflexões e qualificar o caminho para o avanço de suas ações.

Deixe uma resposta