Boletins digitais: exercício pedagógico da fase II

O boletim “Rede Territórios do Petróleo”, elaborado pelos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC), é um produto referente à fase II do projeto Territórios do Petróleo, executada no período de 2017 a 2019. Entre fevereiro de 2018 e abril de 2019, foram oito edições bimestrais referentes a cada município abrangido pelo projeto Territórios do Petróleo. Sua intencionalidade pedagógica se insere no desafio de trabalhar a autonomia e a responsabilidade dos sujeitos da ação educativa no trato com a informação.

Com esse propósito, a elaboração dos boletins permitiu aos sujeitos exercitar a busca por fontes confiáveis, a distinção entre texto informativo e texto opinativo e a recepção crítica das informações que lhes chegam das mais diversas origens. O processo teve ainda como objetivo fortalecer nos Núcleos de Vigília a capacidade de gerar (não só de transmitir) informações qualificadas para outros segmentos da sociedade, o que é particularmente relevante no contexto de disseminação das chamadas fake news.

Rede Territórios do Petróleo: número 01

Em sua primeira edição, o boletim digital “Rede Territórios do Petróleo”, produzido por cada Núcleo de Vigília Cidadã (NVC), destaca os efeitos mais visíveis da queda nos repasses de royalties e participações especiais aos respectivos municípios. A redução nos repasses ocorreu principalmente a partir de 2015, com tímida recuperação em 2017.

Cada Núcleo produziu coletivamente seu próprio material, com apoio e moderação da equipe técnica do projeto Territórios do Petróleo e da Petrobras.

Confira as edições já disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 02

Consulte a edição 02 do boletim Rede Territórios do Petróleo produzida por cada um dos dez Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) do projeto Territórios do Petróleo. Os conteúdos foram produzidos pelos próprios participantes do projeto, com mediação da equipe técnica do projeto e da Petrobras.

Confira as edições disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 03

Saiu a terceira edição do boletim Rede Territórios do Petróleo em oito Núcleos de Vigília Cidadã (NVC): Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra.

Confira as edições disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 04

Saiu a quarta edição do boletim Rede Territórios do Petróleo produzida pelos Núcleo de Vigília Cidadã (NVC) de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes,  Carapebus, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra. Na edição sob sua responsabilidade, a primeira a ser publicada, o NVC de Búzios explica a apresenta algumas diferenças entre saneamento ambiental e  básico e suas relações com a qualidade de vida e  investimentos dos royalties e participações especiais do município.

Confira as edições disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 05

Está no ar a quinta edição do boletim digital Rede Territórios do Petróleo dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra.  A edição de Búzios traz abordagem detalhada da Lei Orgânica Municipal e de sua relação com o saneamento ambiental do município.

Confira as edições disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 6

Estão disponíveis as edições 06 do boletim Rede Territórios do Petróleo produzidas pelos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra.

Confira as edições disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 7

Saiu o número 07 do boletim Rede Territórios do Petróleo elaborada pelos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra.

Confira as edições disponíveis:

Rede Territórios do Petróleo: número 08

Saíram as primeiras edições locais do boletim Rede Territórios do Petróleo número 08, produzidas pelos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã e São João da Barra, com auxílio e moderação da equipe técnica do projeto Territórios do Petróleo e da Petrobras.

Confira as edições disponíveis:

Instituições responsáveis

Territórios do Petróleo

Rua Marechal Deodoro, 55 – Centro
Campos dos Goytacazes – RJ CEP 28010-280

O projeto Territórios do Petróleo busca disseminar informações sobre royalties e participações especiais junto à população dos dez municípios produtores do trecho fluminense da Bacia de Campos — com prioridade para grupos mais afetados pela indústria petrolífera —, contribuindo assim para o fortalecimento do controle social sobre a aplicação destes recursos.

Todos os direitos reservados © 2018

1713375638