Nova edição do boletim digital 8

Mesa-redonda é destaque no boletim de Macaé.

Saíram as primeiras edições locais do boletim Rede Territórios do Petróleo número 08, produzidas pelos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã e São João da Barra, com auxílio e moderação da equipe técnica do projeto Territórios do Petróleo e da Petrobras.

O boletim de Armação dos Búzios mostra o Núcleo de Vigília Cidadã local elaborando o Inventário Participativo de bens culturais locais e compartilhando o conhecimento acerca do uso dessa ferramenta. A edição de Arraial do Cabo traz uma reflexão sobre a importância de se investir uma parte maior das rendas petrolíferas nos bairros e distritos mais afastados do Centro. Em Cabo Frio, o tema são os impactos da cadeia produtiva de petróleo e gás no distrito de Tamoios, que experimentou adensamento populacional mesmo no período de crise da atividade, em 2015 e 2016. O boletim de Campos dos Goytacazes lista os diversos mecanismos de participação e controle social.

Em Carapebus, o NVC decidiu expor a visão do grupo a respeito da situação presente dos impactos da cadeia do petróleo e gás destacados no Diagnóstico Participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), realizado em 2011 e 2012. O Núcleo de Casimiro de Abreu enfoca o uso da cartografia social para reconhecimento dos problemas socioambientais do município.  O boletim de Macaé relata como o aprendizado adquirido coletivamente com a preparação e a realização da mesa-redonda sobre royalties e infraestrutura urbana realizada em 16/04/19. Em Quissamã, o número traz a preocupação dos cidadãos do município com a mobilidade urbana, ao passo que São João da Barra foca os mecanismos disponíveis para o controle social no âmbito municipal.

Pautado e elaborado pelo Núcleo de Vigília Cidadã (NVC) local, com auxílio e moderação de técnicos do projeto Territórios do Petróleo e da Petrobras, o boletim reflete o aprendizado cotidiano de todos os envolvidos com o projeto. Clique para acessar:

Rede Territórios do Petróleo 08 – Armação dos Búzios

Rede Territórios do Petróleo 08 – Arraial do Cabo

Rede Territórios do Petróleo 08 – Cabo Frio

Rede Territórios do Petróleo 08 – Campos dos Goytacazes

Rede Territórios do Petróleo 08 – Carapebus

Rede Territórios do Petróleo 08 – Casimiro de Abreu

Rede Territórios do Petróleo 08 – Macaé

Rede Territórios do Petróleo 08 – Quissamã

Rede Territórios do Petróleo 08 – Rio das Ostras

Rede Territórios do Petróle0 08 – Sao Joao da Barra 

Deixe uma resposta