8 de março – Dia Internacional da Mulher

8 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher existe como resultado de luta das mulheres trabalhadoras por meio de manifestações, greves e outros movimentos populares. A data teve sua origem nos movimentos operários e ao contrário do que muitos pensam, não foi escolhida para homenagear mulheres mortas em um incêndio e sim, devido ao grande número de protestos e greves que ocorriam na Europa e nos Estados Unidos desde a segunda metade do século XIX.

O movimento feminista capitalizou essas manifestações que tiveram seu dia histórico em 8 de março de 1917, na Rússia. Mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve e a data entrou para a história como um grande feito das mulheres operárias.

A proposta de tornar a data internacional veio de Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, que sugeriu a comemoração em uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhage.

Apesar da mulher trabalhadora estar sempre à frente da luta feminista, poucos avanços foram obtidos ao longo dos anos e ser mulher ainda significa ter menos oportunidades de crescimento profissional. A desigualdade de gênero – um problema estrutural que vai além do ambiente de trabalho – ainda persiste no Brasil e no mundo.

Segundo o Global Gender Report de 2021, apenas 58,6% da população feminina global está no mercado de trabalho, em comparação com 78,9% dos homens. Essa lacuna de gênero na participação no mercado de trabalho pode ter consequências econômicas e sociais significativas.

Celebrar a data é importante pois muitas das conquistas obtidas até hoje são recentes e infelizmente, passíveis de retrocesso. O Dia Internacional da Mulher colabora para manter acesa a chama do desejo de uma sociedade mais justa e igualitária, sem violência de gênero e para lembrar que nada se conquista sem coragem, vigília e muita luta!

Deixe uma resposta