PEA-TP realiza evento para Troca de Experiências entre os NVCs

PEA-TP realiza evento para Troca de Experiências entre os NVCs

Em mais um ensaio para sua atuação autônoma após a vigência do projeto Territórios do Petróleo, seis Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) protagonizaram, de 26 a 28 de abril, em Macaé, as atividades do 1º Encontro de Troca de Experiências. Em pauta, o Painel de Acompanhamento da Execução Orçamentária elaborado pelo núcleo de Armação dos Búzios e a participação do núcleo de Rio das Ostras no Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP).

Contando com suporte do núcleo de Macaé, essas experiências foram compartilhadas com os NVCs de Arraial do Cabo, Campos dos Goyacazes e Casimiro de Abreu. Antes, em 23 e 24 de fevereiro, as mesmas trajetórias tinham sido tema de diálogo com os núcleos de Cabo Frio, Carapebus, Quissamã e São João da Barra.

A noite de sexta (26) e o dia de sábado (27) foram dedicados à experiência da transposição didática do portal de transparência de Armação dos Búzios. Na noite de sábado (27) e ao longo do domingo (28), foi a vez de o NVC de Rio das Ostras expor e discutir sua vivência de orçamento participativo. Cada núcleo convidado se dividiu em dois grupos de trabalho — um atuando na sexta e no sábado, outro na noite de sábado e ao longo do domingo.

O Encontro foi programado com base em um estudo de perfil dos NVCs efetuado em 2023. Os três núcleos que então se viam como associações formalizadas no futuro pós-projeto Territórios do Petróleo (perfil associativo) organizaram toda a atividade. No momento, todos os dez NVCs pretendem prolongar sua atuação constituindo associações formais, sendo nove em uma entidade guarda-chuva e um em uma entidade local.

Deixe uma resposta