NVC Rio das Ostras participa da 5ª Conferência Municipal de Cultura e elege conselheiros

NVC Rio das Ostras participa da 5ª Conferência Municipal de Cultura e elege conselheiros

O Núcleo de Vigília Cidadã de Rio das Ostras participou da 5ª Conferência Municipal de Cultura do município, realizada nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, que teve como tema central “Democracia e Direito à Cultura”.

Durante a Conferência foram discutidos eixos dos temas do Plano Municipal de Cultura e também foram expostos trabalhos manuais de artesãos da cidade. O evento serviu ainda, para eleger os conselheiros municipais da Sociedade Civil e do Poder Público, e o NVC elegeu dois membros do núcleo para conselhos.

A membra Naja Botelho Thomé foi eleita conselheira suplente da setorial Centros Culturais Independentes/Cultura Popular e o membro Alberto Carlos Paula de Souza foi eleito conselheiro titular da setorial de Artes Visuais/Audiovisual/Artes Plásticas.

Os conselhos municipais são ferramentas que possibilitam ao cidadão uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no Brasil, pois são espaços de encontro da sociedade civil com o poder público, e sua existência é garantida pela Constituição.

Os membros dos Núcleos de Vigília Cidadã reconhecem a importância da participação social nos conselhos como forma de fiscalizar, controlar e deliberar ações, e participam ativamente em seus municípios com representantes em áreas variadas.

A participação ativa e crítica de membros dos NVCs nos conselhos municipais é motivo de orgulho para o PEA-TP, que estimula o exercício da vigília cidadã, ampliando o acesso à informação e a atuação no controle social.

Deixe uma resposta