Os pesquisadores do projeto PEA-TP Nilo Lima de Azevedo e Joseane de Souza tem visitado os núcleos de vigília cidadã dos municípios atendidos pelo projeto para apresentar o a devolutiva de uma pesquisa sobre a transparência.
No encontro, os pesquisadores apresentam o resultado sobre o Portal de Transparência de cada município, explicando as diferenças entre a transparência ativa, passiva e global.
O Portal da Transparência do Governo Federal foi lançado em 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil.
O acesso à informação e a transparência de dados são fundamentais para que a equipe do PEA-TP e os integrantes dos NVCs façam o acompanhamento das receitas e despesas provenientes dos royalties nos municípios contemplados pelo projeto, mas também para que qualquer cidadão acompanhe e avalie a gestão, seja ela municipal, estadual ou federal.
Os pesquisadores Nilo e Joseane são os fundadores do Observatório da Transparência Pública, um programa de extensão da Universidade Federal Norte Fluminense (Uenf), que surgiu no intuito de monitorar e colaborar na promoção da transparência e do acesso à informação pública em relação às instituições governamentais e a partir das vivências no campo do Projeto Territórios do Petróleo.
Você costuma acessar algumas dessas plataformas? Compartilhe nos comentários a sua experiência!