PEA-TP realiza 1º Encontro Complementar dos NVCs

PEA-TP realiza 1º Encontro Complementar dos NVCs

O Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo (PEA-TP), buscando fortalecer o processo de formação e capacitação dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) realizou o 1º Encontro Complementar dos NVCs.

O evento foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, e 2 e 3 de fevereiro no município de Macaé e foi dividido de acordo com os perfis de cada núcleo, sendo eles Perfil Associativo (Armação dos Búzios, Macaé e Rio das Ostras); Perfil Colaborativo (Cabo Frio, Carapebus, Quissamã e São João da Barra); e Perfil Coletivo (Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu).

O objetivo do evento foi dar continuidade às atividades de formação, visando complementar por meio de exercícios práticos, os temas abordados nos seminários de formação, proporcionando aos sujeitos da ação educativa (SAEs) apropriação de instrumentos e ferramentas que auxiliem em seus processos de fiscalização, organização e possível formalização.

Os grupos foram divididos de acordo com área de interesse e participaram de duas oficinas. A oficina 1 “Captando Recursos e Elaborando Projetos” foi ministrada por João Paulo Vergueiro, que atua no setor sem fins lucrativos desde o final da década de 2000, fazendo a gestão de organizações da sociedade civil e apresentou possibilidades de fontes, critérios, abordando a necessidade de um planejamento estratégico para a aquisição de receitas no terceiro setor.

A oficina 2 de “Letramento Digital” foi elaborada pelo membro da equipe técnica Daniel Escocard, pelo pesquisador do projeto Gustavo Smiderle e contou também com a colaboração dos integrantes da equipe técnica Lucas Melo e Thales Duarte, que falaram sobre equipamentos eletrônicos, modos de acesso e informações básicas para sua utilização.

O projeto acredita que foram dias de muito aprendizado em que foi possível proporcionar aos sujeitos da ação educativa a possibilidade de buscar caminhos alternativos para a manutenção do exercício do controle social, tendo em vista o cenário de autonomia pós-projeto.

Deixe uma resposta