PEA-TP realiza 4º Encontro Regional

PEA-TP realiza 4º Encontro Regional

Nos dias 4, 5 e 6 de agosto do projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo realizou o 4º Encontro Regional, uma Oficina de Vigília Cidadã destinada a avaliação da Fase III e à ação de culminância das atividades propostas no plano de trabalho, tendo como questão principal as trocas de experiências e vivências adquiridas pelos membros ao longo da fase.

O primeiro dia contou com muita roda de conversa, apresentações culturais de crianças e jovens que fazem parte do projeto e ainda a exibição do documentário “Vigília além do território – o legado da educação ambiental”, produzido e filmado pelo PEA-TP.

Já o sábado (5) foi marcado pela apresentação dos rizomas de incidência, com apresentação da trajetória do último ano dos dez municípios contemplados pelo projeto. Foi um momento para fomentar a reflexão dos membros sobre suas caminhadas coletivas a partir da revisitação das análises realizadas pelos próprios grupos e ainda para troca de conhecimento e experiências.

Na parte da tarde houve também a apresentação dos resultados parciais da pesquisa realizada nos encontros microrregionais deste ano pelos pesquisadores do PEA-TP Natália Soares e Caio Piraciaba.

O último dia de encontro começou com a apresentação dos pesquisadores do projeto, Nilo Lima de Azevedo e Joseane de Souza, apresentando o novo programa de extensão elaborado por eles e aprovado pela UENF, “Observatório da Transparência”. Para Joseane, “a aprovação do programa é fruto das pesquisas realizadas dentro do PEA-TP”. Nilo completou dizendo que “na academia a gente tem um jeito de trabalhar, mas um projeto do licenciamento ambiental como este, proporciona para gente uma experiência única de conhecer lugares e conhecer pessoas. O projeto (Observatório) é na verdade um filho do PEA-TP”.

O domingo (6) teve ainda uma mesa redonda que contou com a participação de quatro convidados: Humberto Meza, atualmente pesquisador de Pós-Doutorado na área de “Regimes Urbanos, Coalizões Políticas e Governança Metropolitana” do INCT – Observatório das Metrópoles, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ; Felipe Kopanakis, geógrafo e mestre em geografia (UFG) e especialista em Gestão Ambiental Urbana; Frederico Loureiro, professor titular da Faculdade de Educação da UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em educação (PPGE) da UFRJ; e Júlio César, analista ambiental do Ibama.

Foi discutido o futuro dos programas de educação ambiental, repensando possíveis reconfigurações.

Mais uma vez a cultura das comunidades foi valorizada através das atividades culturais e como sempre, foram três dias de muita troca e muito aprendizado.

Deixe uma resposta