Territórios na Pesquisa

Territórios na Pesquisa

O Projeto Territórios do Petróleo tem como uma das metas a participação de seus pesquisadores em seminários, congressos e/ou colóquios e ainda, a submissão de artigos científicos em relação à temática do PEA-TP.

A publicação “O nível de conhecimento da população residente nos municípios produtores de petróleo da BC/RJ sobre os royalties: o que (não) sabemos sobre o assunto” é um artigo publicado na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense (CDF) pelos pesquisadores Joseane de Souza Lima, Nilo Lima de Azevedo com colaboração de Thales Duarte Gil, na época bolsista de iniciação científica e hoje integrante da equipe técnica e ainda de Laira Thamys de Araújo, que atuou também na equipe técnica.

Os autores ressaltam que a recente crise do petróleo (2014-2016), a queda de produtividade de alguns campos petrolíferos da Bacia de Campos/RJ e a possibilidade de mudanças das regras de distribuição dos royalties do petróleo em relação às rendas petrolíferas acirram o debate sobre o uso desses recursos pelos respectivos poderes públicos municipais.

Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma pesquisa de Survey, o nível de conhecimento da população residente nos municípios produtores de petróleo da Bacia de Campos/RJ; compreender a aplicação destes recursos nos municípios da BC/RJ, bem como as melhorias e os prejuízos trazidos por estas verbas, para os beneficiários.

A amostra foi estimada em 394 questionários, considerando-se um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais. O número de questionários por município foi definido a partir da participação relativa das populações municipais. Em cada município a distribuição dos questionários seguiu a distribuição etária relativa da população e só foram entrevistadas as populações residentes.

Os resultados permitem inferir que o nível de conhecimento da população sobre o tema é extremamente baixo, o que dificulta o controle social sobre o uso deste recurso. Ficou curioso?

Você pode acessar o artigo através deste link.

Deixe uma resposta