Carnaval e Impacto Ambiental

Carnaval e Impacto Ambiental

O carnaval é uma das maiores festas da cultura popular brasileira e após várias cidades terem cancelado o evento dos últimos anos por causa das restrições da pandemia de Covid-19, nesta ano a folia acontece normalmente.

Apesar da sua grande importância para o calendário cultural nacional e da geração de renda e emprego que a data oferece, não se pode deixar de pensar sobre os impactos ambientais do “dia seguinte”.

Se por um lado o impacto ambiental negativo ocorre com a contaminação das águas, animais mortos por microplásticos, descarte incorreto do lixo, entupimento de bueiros, etc., por outro, pequenos esforços podem ajudar a diminuir esses impactos. Agir com cidadania pensando nas consequências do dia seguinte, na necessidade de preservação dos espaços utilizados e na redução dos resíduos são pequenas mudanças que podem aos poucos alcançar grandes mudanças.

Está aproveitando os dias de folia? Veja de que forma você pode colaborar com a redução dos impactos ambientais negativos:

  • Prefira o glitter ecológico, feito a base de materiais biodegradáveis. Caso não seja possível, retirá-lo com um lenço umedecido antes do banho evita a poluição da água.
  • Leve seu copo reutilizável e evite o uso de descartáveis.
  • Jogue lixo nos lugares adequados e disponíveis ao longo do caminho.
  • Prefira latas a garrafas. Grande parte do alumínio produzido no Brasil é reciclado e o vidro oferece um risco para os garis e catadores.

O carnaval é uma das mais belas festas do Brasil, aproveitem!

Deixe uma resposta