O Núcleo de Vigília Cidadã do município de Cabo Frio realizou um cine debate no mês de novembro para aprofundar o conhecimento do núcleo sobre o rap, essa manifestação cultural, seus impactos nas vidas dos indivíduos e seus desdobramentos na vida coletiva em regiões periféricas urbanas.
A exibição do documentário “O Rap pelo Rap 2” apresenta relatos de vida de artistas que tiveram suas realidades transformadas através desta atividade artística. Após a exibição, o grupo compartilhou suas impressões sobre o conteúdo apresentado e muitos se emocionaram com os depoimentos e fizeram questão de enfatizar o poder mobilizador da arte e a consciência coletiva que ela proporciona.
O debate trouxe ainda a questão da marginalização da linguagem do Rap em contraste com a perspectiva alcançada pelos indivíduos apresentados no documentário.
O tema já vem sendo abordado pelo núcleo há algum tempo, inclusive com proposta de evento de “Batalha de Mcs”.
Ainda não viu? Então anota a dica! O documentário “O Rap pelo Rap 2” é dirigido por Pedro Fávero, que após 30 anos do surgimento do Rap no Brasil, investiga o pensamento dos novos nomes do gênero do país. Djonga, Rincón Sapiência, Baco Exu do Blues e Tássia Reis são alguns nomes dos mais de 25 artistas que explicam todas as mudanças no hip-hop ao longo deste período e como se posicionam para os desafios do futuro. Esta segunda parte do projeto foi lançada em 2019 e está disponível gratuitamente, no Youtube.