Não caia em Fake News

Não caia em Fake News

A expressão Fake News já se fixou há algum tempo no vocabulário, mas você sabe realmente o que significa? Fake News são notícias falsas em sua totalidade ou parcialmente. Pode ser uma notícia antiga sendo dada como nova, pode ser um estudo explicado de forma inverídica, pode ser uma foto com data errada. Pode ainda ter o seu conteúdo totalmente falso ou apenas descontextualizado.

A pesquisadora do PEA-TP, Simone Barreto e a bolsista Marina Bruno, elaboraram durante a Fase III, a Oficina Tecnologias para a Cidadania, que foi dividida em duas etapas e teve, em um segundo momento, um conteúdo voltado para a utilização das novas tecnologias para disseminar informações, gerar discussão qualificada e suscitar uma reflexão importante sobre todo o conteúdo que é produzido, consumido e compartilhado na internet.

Durante as práticas houve a apresentação de um conteúdo elaborado para colaborar na identificação das Fake News.

Confira abaixo um passo a passo para fugir das notícias falsas. Não seja um disseminador de Fake News. Nem sempre a notícia que agrada os olhos de quem lê, é verdadeira. Desconfie, verifique e seja um colaborador na luta contra a desinformação.

Deixe uma resposta