Dia Nacional do Líder Comunitário

Dia Nacional do Líder Comunitário

Em 27 de março de 2006, foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, a data de 5 de maio como o Dia Nacional do Líder Comunitário. A data tem o objetivo de homenagear essa figura que é responsável por fazer uma ponte entre a sociedade civil e o poder público.

O líder comunitário é aquela pessoa que busca soluções para os problemas da sua localidade junto aos governos, como por exemplo, falta de água, problemas em escolas e postos de saúde, saneamento básico e vários outros temas relacionados aos bairros. Geralmente, é a pessoa que conhece os problemas de perto e tem a confiança e o respeito dos moradores para fazer negociações na busca por seus direitos.

A presença do líder comunitário é muito importante para ampliar o debate entre sociedade e gestão pública, priorizando o coletivo no caminho para encontrar soluções para as suas demandas.

O PEA-TP parabeniza as lideranças comunitárias e reconhece a sua importância para o avanço dos debates e construção de uma sociedade mais justa.

Deixe uma resposta