22 de agosto – Dia do Folclore

22 de agosto – Dia do Folclore

Dia 22 de agosto se comemora o Dia do Folclore. A data foi criada com o objetivo de ressaltar a importância e a valorização das manifestações folclóricas no país e relembra o dia em que a palavra floklore foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção dos termos “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais populares tradicionais de cada nação. O significado, segundo ao autor, era “saber tradicional de um povo”.

É fundamental que cada país conheça suas raízes, suas tradições populares. Danças e ritmos como frevo, maracatu, baião e forró, e a tradicional festa junina, fazem parte desse caldeirão. Já as lendas tradicionais são marcadas por personagens conhecidos como o Saci Pererê, boto-cor-de-rosa, Boitatá e Mula sem cabeça.

O folclore brasileiro é muito rico graças à influência de culturas de diferentes povos como indígenas, africanos e europeus e, aqui no Brasil, tem espaço também na Constituição Federal que, não só garante o direito a todos os brasileiros e brasileiras de exercerem suas manifestações culturais como define que a cultura popular brasileira deve ser incentivada e sua preservação, defendida.

Deixe uma resposta