2º Simpósio Temático: da academia para o campo

2º Simpósio Temático: da academia para o campo

Nos dias 1, 2 e 3 de julho, o Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo realizou o 2º Simpósio Temático “Rendas Petrolíferas, Controle Social e Impactos Socioambientais no Licenciamento Ambiental da Bacia de Campos”.

O evento teve como objetivo promover e divulgar as investigações científicas e de extensão realizadas pelos pesquisadores do PEA-TP, uma forma de apresentar aos comunitários que são membros dos Núcleos de Vigília Cidadã e à sociedade civil, já que o Simpósio abriu inscrições para convidados externos, os trabalhos realizados pela pesquisa durante a Fase III do projeto.

Foram três mesas de debate abordando conceitos primordiais do PEA-TP como rendas petrolíferas, impactos socioambientais, controle social, vigília cidadã, licenciamento, educação ambiental crítica, entre outros.

A primeira mesa abordou o tema “Controle, Transparência e Participação Social” e apresentou resultados dos pesquisadores do PEA-TP, Hamilton Garcia, sociólogo e coordenador do curso de Ciências Sociais da UENF; Nilo de Azevedo, doutor em Sociologia Política pela UENF; Joseane de Souza, doutora em demografia pelo Cedeplar/FACE/UFMG e coordenadora do curso de Administração Pública da UENF; Rodrigo Caetano, doutor em geografia pela UFF e professor da UENF e Simonne Teixeira, doutora em filosofia e letras pela Universitat Autonoma de Barcelona/Espanha e professora da UENF. Também participou da composição da mesa o convidado externo Rodrigo Lira, doutor em Sociologia Política e professor do programa de mestrado e doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes.

Ao final do primeiro dia de evento foi realizado um Cine Debate com a apresentação do curta-metragem “Ilha das Flores”, do diretor Jorge Furtado.

O segundo dia de evento contou com a apresentação de dois grupos de trabalho e a primeira mesa abordou a temática “Royalties: onde precisamos olhar e o que mostram os meios de comunicação” com a apresentação dos pesquisadores Alcimar das Chagas Ribeiro, doutor em Engenharia de Produção pela UENF e também professor da instituição; Carlos Gustavo Smiderle, doutor em Sociologia Política e servidor público da UENF, do quadro técnico do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), Marlon Ney, doutor em economia Economia Aplicada pela UNICAMP e professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais da UENF e Mozarth Dias, doutor em Cognição e Linguagem pela UENF. Após a apresentação das pesquisas, o convidado externo José Luiz Vianna da Cruz, que é cientista social, doutor em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e professor aposentado da UFF, fez suas contribuições sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentou aos participantes o seu olhar.

A última mesa de apresentação tratou do tema “Engajamento na ação educativa para o controle social” com a apresentação das pesquisadoras Suely Lemos, doutora em educação e pedagoga do IFF; Maria da Consolação Lucinda, educadora social; Simone Barreto, doutoranda em Políticas Sociais pela UENF e coordenadora do curso de jornalismo do Uniflu e do pesquisador Paulo Emílio de Azevedo, dramaturgo e antropólogo. Para colaboração com um olhar externo, a mesa ainda contou com as contribuições da convidada Luciane Soares da Silva, doutora em Sociologia pela UFRJ e professora da UENF.

Ao final das apresentações, os participantes puderam participar de Rodas de Conversa divididas por tema, desenvolvendo assim um intenso diálogo entre a equipe do PEA-TP, os representantes dos Núcleos de Vigília Cidadã, representantes de outros PEAs e convidados externos.

O último dia começou com a apresentação da Matriz de Incidência, que é o monitoramento da incidência política dos NVCs, observando suas ações e participação social. Logo após, foi o momento dos membros dos Núcleos de Vigília Cidadã colocarem a mão na massa e trabalharem na construção de uma agenda de ação social que fosse comum às microrregiões. Já os bolsistas de iniciação científica e os convidados externos que se inscreveram no Simpósio, puderam compartilhar sobre suas participações nos espaços democráticos e organizações sociais e ainda conhecerem melhor a história do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo.

O 2º Simpósio Temático foi uma ótima oportunidade de diálogo entre pesquisa, membros dos NVC e convidados externos, possibilitando uma troca de informações e experiências a partir dos resultados obtidos!

Deixe uma resposta