Dia Nacional da Mata Atlântica

Dia Nacional da Mata Atlântica

O Brasil comemora no dia 27 de maio o Dia Nacional da Mata Atlântica. A criação da data ocorreu por meio de Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999 e a escolha do dia é uma referência a 27 de maio de 1560, quando Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento na qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais encontradas nas Américas.

Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, mas segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

Mesmo assim, de acordo com dados do ICMBio, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais e Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade de vida no planeta. Lute pela sua preservação!

Deixe uma resposta