Conceituando: Problemas e Conflitos Socioambientais

Conceituando: Problemas e Conflitos Socioambientais

Chama-se problema ambiental o risco (o que pode acontecer) ou estrago (o que já aconteceu) ao meio social e/ou ao meio físico-natural, decorrente do impacto ambiental negativo. Se o problema ambiental ameaçar de alguma forma os meios e modos de vida de uma comunidade, denomina-se problema social. Portanto, os problemas ambientais ou socioambientais evidenciam os efeitos negativos concretos dos impactos da natureza e nas comunidades.

Na prática, os problemas socioambientais são as evidências concretas dos impactos socioambientais negativos diretos e indiretos que atingem as comunidades. Os problemas socioambientais são como uma febre provocada por uma doença (o impacto).

Os Conflitos Socioambientais ocorrem quando há uma reação coletiva e organizada à existência de um problema ambiental ou socioambiental. É o caso de conflitos entre uma comunidade impactada pelo empreendimento e uma empresa de propriedade dela.

Todo conflito socioambiental tem origem em um problema ambiental. Porém, nem todo problema socioambiental geral o conflito. Para isto, é necessário que a comunidade se organize, aprenda sobre as causas e consequências do problema e reaja contra os responsáveis por ele, fazendo denúncias fundamentadas ao Poder Público e ao público em geral.

Por meio de um problema ambiental é possível descobrir o impacto ambiental responsável por ele existir, mesmo que ele não esteja visível. Por exemplo: o lançamento de esgoto doméstico e industrial (impacto ambiental) de uma cidade situada rio acima pode ser a fonte da contaminação de um estuário (local onde o rio deságua no mar) por esgotos (problema ambiental) localizado 300km abaixo. Esta contaminação pode prejudicar a saúde de quem toma banho de mar, a economia local (turismo, a atividade pesqueira), etc.

Você está atendo aos problemas socioambientais da sua comunidade?

Deixe uma resposta