NVC Quissamã auxilia na elaboração de abaixo assinado

NVC Quissamã auxilia na elaboração de abaixo assinado

O Núcleo de Vigília Cidadã do município de Quissamã recebeu uma demanda dos membros para a elaboração de um abaixo-assinado solicitando reparos na estrada de Beira de Lagoa. A partir daí, os técnicos do PEA-TP elaboraram um passo a passo para auxiliar na construção desse modelo de requerimento.

O abaixo-assinado é um documento coletivo, de caráter público ou restrito, que pode manifestar a opinião de um grupo, pedir algo de interesse comum a uma autoridade, manifestar apoio a alguém, demonstrar queixa, etc. Mesmo não tendo força de lei, o documento é uma maneira de mostrar aos governantes a insatisfação popular sobre algum assunto. Mas atenção, mesmo sendo uma manifestação popular coletiva, ele depende do esforço individual para a sua realização.

A equipe técnica do NVC de Quissamã elaborou um modelo com informações importantes que podem ajudar o cidadão comum na construção de um bom abaixo-assinado. Confira as sugestões:

1)Procure saber quem tem o poder de mudar o que você deseja. Verifique em qual âmbito está a solução para o seu problema e qual funcionário, órgão ou instituição você deve buscar.

2)Faça apenas um pedido por vez. Se houver várias solicitações, elabore mais de um documento.

3)Que tipo de solicitação pode ser feita? Por exemplo, é mais viável criar uma unidade de conservação em uma área específica ou transformar todo o território do município em uma unidade de conservação? Faça um pedido que tenha chances reais de se concretizar.

4)Elabore um texto didático com até quatro parágrafos. Por exemplo:

  • Nome do destinatário ou cargo: o abaixo-assinado será enviado para quem?;
  • Faça a exposição dos seus argumentos, das solicitações e justifique: qual é o problema, a quem ele afeta, quais são os impactos negativos, qual é a solicitação?;
  • Finalize com uma lista de assinaturas dos solicitantes, data e local. Também é importante conter algum dado pessoal como documento de identidade junto das assinaturas.

Elabore, entregue e cobre uma resposta!

Deixe uma resposta