A ideia da criação de um Observatório da Transparência Pública como programa de extensão da Universidade Federal Norte Fluminense (Uenf) surgiu no intuito de monitorar e colaborar na promoção da transparência e do acesso à informação pública em relação às instituições governamentais e a partir das vivências no campo do Projeto Territórios do Petróleo.
A iniciativa tem como objetivo avaliar a transparência global dos municípios produtores de petróleo na Bacia de Campos, além de difundir informações sobre o grau de transparência para a população em geral, acadêmicos da Uenf e movimentos sociais.
Denominado “Observatório da Transparência Pública e Orçamentária nos Municípios Produtores de Petróleo na Bacia de Campos/RJ”, o programa busca fortalecer o amplo acesso da população às informações públicas orçamentárias por meio do acompanhamento de indicadores de transparência.
O Observatório conta com dois projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão da Uenf para iniciar em 2023, um coordenado pela professora Joseane de Souza e outro coordenado pelo professor Nilo Lima de Azevedo, ambos pesquisadores do PEA-TP. Esses projetos convergem em seu objeto de análise, abordando tanto a transparência ativa quanto a passiva, e juntos, possibilitarão a obtenção dos resultados conjuntos sobre a transparência global.
Com essa iniciativa inovadora, originada do Territórios do Petróleo, a Uenf busca instrumentalizar a sociedade organizada para uma participação mais efetiva e transparente em relação às políticas públicas, bem como fortalecer a participação das várias instituições locais envolvidas.
O projeto será uma importante contribuição para a promoção da transparência e o aprimoramento da gestão pública, visando uma sociedade mais informada e engajada na construção de um futuro melhor.