Diagnóstico de Instituições com Potencialidade de Parceria com os NVCs

Diagnóstico de Instituições com Potencialidade de Parceria com os NVCs

O projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo (PEA-TP), em sua reta final, dedica suas ações educativas à formação dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVCs), para construção de possibilidades de novos caminhos, de forma autônoma, protagonizando o controle social do uso de recursos públicos pelos gestores municipais e exercendo a vigília cidadã.

Esses sujeitos da ação educativa envolvidos em impactos socioambientais, ao longo de pouco mais de dez anos, encontraram apoio e espaço de construção de conhecimentos no PEA-TP. O projeto, que vem cumprindo sua missão de mitigar a desinformação sobre royalties e avançando para problematizações e diálogos sobre gestão, orçamento, planejamento e tantos outros temas, capazes de promover incidências locais e municipais, vem buscado motivar o exercício da cidadania plena.

Dentre as pesquisas que vêm sustentando as ações e conduções do projeto, estão sendo diagnosticadas possibilidades de futuros apoios e parcerias dos NVCs com instituições da sociedade que pesquisam e atuam em prol do exercício do controle social e garantia de direitos coletivos. Nesse sentido, um estudo está sendo realizado com o objetivo de construir uma lista de instituições parceiras que possam dar apoio aos núcleos interessados em prosseguir sua jornada, construindo identidades próprias, com objetivos comuns de exercer a vigília cidadã e o controle social sobre a gestão pública, tanto no âmbito local, como municipal e/ou regional.

Os estudos ainda iniciais se encontram na fase de realização de um levantamento das instituições que possuam potencial para dialogar com os NVCs e, traçar com eles, possibilidades de engajamento no controle social dos recursos públicos e da organização institucionalizada dos grupos.

Após esta etapa da investigação, serão construídos caminhos para o diálogo com as instituições e, entre elas, com os NVCs. Ao mesmo tempo, o exercício da permanente observação e escuta das tendências dos núcleos estão sendo desenvolvidos, para que a pesquisa possa contribuir para os novos caminhos.

Deixe uma resposta