Um resumo das atividades desenvolvidas pelo projeto Territórios do Petróleo em sua fase II, iniciada em julho de 2017 e concluída no mesmo mês de 2019, foi apresentado em 30/08/19 ao Ibama, na sede do órgão, no Centro do Rio de Janeiro. Estiveram presentes representantes da Petrobras, da Uenf, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do próprio órgão ambiental, além de socioeducadores que integraram a equipe técnica do PEA no período.
A apresentação incluiu dados quantitativos — em geral relacionados às metas formais do plano de trabalho — e aspectos qualitativos. Estes foram organizados com base na concepção de controle social assumida pelo projeto, que o considera uma resultante de três eixos articulados: o do conhecimento (sobre as rendas e o orçamento público), o da ação social (ação direta dos Núcleos de Vigília Cidadã) e o da participação social (atuação de membros dos NVC em conselhos de políticas públicas).
Avaliação – Na semana seguinte, de 03 a 05/09/19, a coordenação do PEA Territórios do Petróleo também participou do I Seminário de Socioeconomia do Licenciamento Ambiental Federal de Petróleo e Gás. Nos dois primeiros dias, o evento ocorreu no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Gávea, Rio de Janeiro. O terceiro aconteceu na sede do Ibama, na Praça XV. O evento reuniu representantes de operadoras (empresas de petróleo e gás), de projetos de educação ambiental vinculados ao licenciamento e do próprio órgão ambiental. Na manhã do dia 05/09/19 os projetos de educação ambiental da Petrobras na Bacia de Campos — Territórios do Petróleo, Pescarte e NEA-BC — apresentaram os resultados da autoavaliação realizada no PEA Portal da Avaliação.