O Espaço Infantil nos eventos do PEA-TP

O Espaço Infantil nos eventos do PEA-TP

O engajamento em ações no campo educacional, em particular neste caso da educação não formal, depende de uma série de fatores. Cada vez mais a literatura e as observações de campo têm demonstrado a crescente participação das mulheres em movimentos sociais. No entanto, a participação das famílias, em especial das mulheres (mães e avós), em ações educativas, exige uma série de iniciativas por parte das instituições promotoras para que ela se efetive.

O projeto Territórios do Petróleo: royalties e vigília cidadã, do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), em seu escopo de ação, vem buscado adotar ações que favoreçam o engajamento dos membros dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVCs) nas diferentes atividades educativas que realiza.

O Espaço Infantil é um espaço, criado pelo Territórios do Petróleo, para favorecer a participação e o engajamento dos membros dos NVCs nos eventos educativos, principalmente das mulheres que são membras desses núcleos. Ele recebe crianças na faixa etária de 6 a 13 anos de idade.

Esse espaço foi concebido como um lugar que oportuniza desenvolver nas crianças e pré-adolescentes reflexões sobre as questões relacionadas às questões socioambientais. As atividades desenvolvidas têm cunho recreativo, crítico, criativo e pedagógico. As atividades são tematizadas em sintonia com os assuntos trabalhados com seus responsáveis em cursos de formação, simpósios, seminários, etc.

As crianças são acolhidas por socioeducadores(as), equipe pedagógica, equipe de campo e bolsistas de iniciação científica de diversas instituições de ensino superior, tendo em vista que, é também um espaço de aprendizagem e que muito contribui para a formação acadêmica dos envolvidos.

As atividades desenvolvidas no Espaço Infantil do PEA-TP são cuidadosa e coletivamente preparadas, considerando o perfil das crianças. Elas seguem estratégias pedagógicas de acolhimento, acordo de convivência, atividades pedagógicas tanto de aprendizagem, quanto lúdicas e recreativas.

Deixe uma resposta