Comemorado no dia 5 de setembro, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.
Apesar de sua incalculável importância ambiental para o planeta, como o habitat de inúmeras espécies vegetais e arbóreas, e como fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, entre elas desmatamento, projetos de infraestrutura, garimpo ilegal e a grilagem de terras.
A Amazônia é uma importante fonte de biodiversidade, sendo estimada a existência de cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, 400 mamíferos e 1300 aves. Nos rios amazônicos, que constituem a maior bacia hidrográfica do planeta, pode-se encontrar cerca de três mil espécies de peixes. Vale destacar ainda que, a Amazônia abriga diversas comunidades tradicionais que dependem diretamente da floresta para seu sustento e sua sobrevivência.
O PEA-TP acredita que o dia da Amazônia é um dia de luta e reflexão sobre uma grande área do Brasil que precisa ser tratada com a mesma importância que tem.