NVC de SJB visita Lab IF Maker

NVC de SJB visita Lab IF Maker

O Núcleo de Vigília Cidadã do município de São João da Barra, revisitando seu inventário participativo da Fase II do PEA-TP, fez uma articulação com o Projeto de Extensão Patrimônio Histórico Arquitetônico (PHASJB) para conhecer mais profundamente o projeto.

O “Patrimônio Histórico Arquitetônico de São João da Barra” é um projeto de cultura e patrimônio arquitetônico do centro histórico são-joanense, com objetivo de valorizar a história local contada a partir de suas construções; incentivar a apreciação das construções históricas arquitetônicas; fortalecer o sentimento de pertencimento das gerações anteriores e futuras gerações; fomentar o turismo aos patrimônios do município.

No encontro, os membros do NVC aproveitaram a visita para somar com suas ações no inventário participativo construído ao longo das atividades do núcleo. A pesquisadora do PEA-TP, Simonne Teixeira e a aluna da UENF, Paula Oliveira, participaram da visita e puderam explicar o processo de tombamento de um patrimônio e abordar as consequências de uma má aplicação dos recursos para a manutenção desses patrimônios e ainda adicionaram ao debate, a explicação sobre a atuação de cada órgão governamental que resguarda os patrimônios históricos nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Relembrando sua atuação na Fase II, os membros presentes recordaram sobre os saberes e práticas colhidos para o inventário como, por exemplo, a Construção Naval de Atafona e as Esteiras de Táboas do 5º distrito de São João da Barra. A professora Simonne aproveitou a oportunidade para parabenizar os sujeitos da ação educativa pela luta pela preservação dos patrimônios materiais e imateriais e orientou o grupo na busca pela preservação e investimentos necessários para a área.

Ao final, a equipe do projeto PHASJB mostrou através do programa de AUTOCAD, como são produzidas peças para confecção de maquetes e ainda fez uma demonstração da atividade de um robô.

Os chamados Lab IF Maker são laboratórios de prototipagem do Instituto Federal Fluminense (IFF) que têm como função primordial estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes, integrando novas tecnologias e a sala de aula por meio de ferramentas como impressoras 3D, scanner 3D, CNC Laser, Kit Robótica Arduíno e Lego, entre outros equipamentos. A partir da aquisição dos equipamentos, as unidades projetaram seus laboratórios para atenderem às demandas e necessidades de cada região.

A articulação fortalece a luta, agregando conhecimento, informação, força e colaborando para uma participação coletiva e construtiva.

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