PEA-TP e NEA-BC visitam Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

PEA-TP e NEA-BC visitam Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

O projeto Territórios do Petróleo através do Núcleo de Vigília Cidadã do município de Carapebus em articulação com o projeto NEA-BC, fez uma visita ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que engloba áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã.

Participantes de ambos os projetos puderam ouvir uma explicação sobre o local, que é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas, que em outros locais do país estão em risco de extinção.

O PARNA Jurubatiba é um dos três parques nacionais onde é possível observar a coexistênciada preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área antes mesmo de sua criação. Porém, o parque também é impactado pela indústria do petróleo, uma vez que existem dutos e gasodutos passando por ali.

A sede do PARNA se encontra no município de Macaé, onde ocorreu o encontro, e fica localizada no bairro de Lagomar, local com grande índice de criminalidade e perto de Cabiúnas, onde a queima de combustível e separação de matéria-prima do petróleo é feita.

Os projetos de educação ambiental vem discutindo sobre a nova avaliação que ocorrerá para verificar a possibilidade de instalação de mais um duto, que pode impactar ainda mais o parque.

Ao final da visita e após ouvir as explicações, os visitantes fizeram uma caminhada por dentro do parque com guias do ICMBio e puderam compreender na prática, a importância da vegetação deste local que atinge três municípios abraçados pelo PEA-TP.

A articulação entre diferentes projetos de educação ambiental fortalece a luta, agregando conhecimento, informação, força e colaborando para uma participação coletiva e construtiva.

Deixe uma resposta