O projeto Territórios do Petróleo tem como uma das metas a participação de seus pesquisadores em seminários, congressos e/ou colóquios e ainda, a submissão de artigos científicos relacionados à temática do PEA-TP. E os pesquisadores do projeto são muito ativos!
A publicação “O empoderamento de sujeitos que sofrem injustiças ambientais por meio da instrumentalização linguística” é um capítulo publicado no livro “Linguística e Literatura: Cultura, Sociedade e História” pela pesquisadora Suely Fernandes Coelho Lemos e pela coordenadora pedagógica do PEA-TP, Silvia Alicia Martinez.
A obra nos apresenta a importância da linguística e literatura em seus aspectos culturais, sociais e históricos, que nos remete a várias linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática.
Já o capítulo escrito pelas pesquisadoras do PEA-TP, analisa a importância da linguística na ação educativa desenvolvida pelo Territórios do Petróleo, de modo a instrumentalizar os Sujeitos da Ação Educativa (SAEs) que sofrem injustiças ambientais, para diálogos justos na defesa de seus direitos. O capítulo aponta que a linguagem é um importante recurso de comunicação e interação dos homens e tem sido forte instrumento de exercício de poder. O estudo evidenciou a necessidade que os SAEs percebem em desenvolver sua linguagem para compreender e defender seus direitos.
Você pode acessar o capítulo do livro e obra completa através deste link.