Lançado Atlas Territórios do Petróleo

Lançado Atlas Territórios do Petróleo

O PEA-TP realizou no dia 6 de dezembro o lançamento do Atlas Territórios do Petróleo, uma publicação impressa que apresenta parte da trajetória da Fase II (2017-2019) com pesquisas e trabalho e equipe.

O evento ocorreu no prédio do CCH na UENF e teve a participação da coordenadora pedagógica do projeto, Silvia Martinez; da coordenadora social, Michelle Weissmann; da vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues; do coordenador técnico do projeto, Marcelo Gantos; do responsável técnico da Petrobras, Erik Petric; do designer do projeto, Marcus Cunha e dos pesquisadores Simone Teixeira e Rodrigo Caetano, entre outros convidados.

O Atlas é divido em quatro camadas de informação sobre os dez municípios fluminenses produtores de petróleo na Bacia de Campos e contemplados pelo projeto: Cartografia Social, Cartografia Reversa, Inventário Participativo e Cartografia da Palavra. Todo o conteúdo foi gerado pelos sujeitos da ação com mediação da equipe técnica e de pesquisadores.

Para o coordenador do projeto, Marcelo Gantos, o Atlas agrega um valor relevante ao trabalho acadêmico. “Estamos num momento importante, o projeto está ativo, com outros produtos acadêmicos em fase de elaboração. Muito frutífero esse trabalho entre a empresa, IBAMA e a UENF”, destacou.

Um dos organizadores da publicação, o geógrafo e pesquisador do Territórios do Petróleo, Rodrigo Caetano, lembrou que os Encontros Microrregionais e o Encontro Regional, além das reuniões de rotina, foram fundamentais para a construção do Atlas. “Este encontro era a oportunidade de dar os contornos gerais de todo esse mapeamento, de levantamento de processo de conhecimento e de uma ação conjunta e estratégica. Conhecer o território para nele viver melhor”, enfatizou.

Você consegue acessar a versão digital do Atlas no site do PEA-TP, aqui.

Deixe uma resposta