Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de prevenir a doença através da realização de um diagnóstico precoce.
A campanha também é importante para quebrar o preconceito que envolve o tema da saúde masculina, uma vez que o câncer de próstata é tratado com muita rejeição pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal).
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e apresenta o tamanho de uma castanha. À medida que o homem envelhece, pode sofrer um aumento benigno. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na ureta, impedindo a passagem adequada da urina. Além disso, a próstata também é uma área em que frequentemente se observa o desenvolvimento de câncer, sendo uma doença comum em homens com mais de 65 anos.
O câncer de próstata é a neoplasia mais incidente entre homens de todas as regiões do nosso país e o segundo tipo de câncer que mais mata, depois do câncer de pulmão. Em 2021, foram registradas 16.055 mortes em decorrência da doença, o que equivale a 44 mortes por dia.
Espera-se que as campanhas anuais de conscientização sobre a doença incentivem os homens a procurarem o médico regularmente e ampliem o conhecimento da população sobre essa neoplasia.
Informe-se e deixe o preconceito de lado. Previna-se!