NVC de Arraial do Cabo participa do 1º Intercâmbio para fortalecimento de mulheres do RJ

NVC de Arraial do Cabo participa do 1º Intercâmbio para fortalecimento de mulheres do RJ

O PEA-TP, através do Núcleo de Vigília Cidadã do município de Arraial do Cabo, participou no sábado (17) de um evento de intercâmbio para fortalecimento das organizações e participação das mulheres do estado do Rio de Janeiro na Rede Nacional das Mulheres da CONFREM BRASIL.

A CONFREM vem se destacando na garantia dos direitos e principalmente no fortalecimento das mulheres em rede nacional, conectando as mais diversas realidades brasileiras distribuídas ao longo do litoral do Brasil. Neste sentido, o Coletivo de Mulheres da Prainha, em Arraial do Cabo, está inserida na cadeia produtiva da pesca artesanal local, a partir da prática cotidiana na pesca e na produção, circulação, divulgação e venda do artesanato de biojoias.

O encontro ocorreu em Arraial do Cabo e contou com a participação de inúmeras organizações em articulação, entre elas, representantes do PEA-TP e do Projeto Guardiãs.

Também estiveram presentes, além das membras do NVC que compõe a Cooperativa de Mulheres da Prainha, representações de pescadores e extrativistas do Pará, Niterói, Ilha Grande, Trindade, Movimento dos Atingidos por Barragens do Espírito Santo, PEA Pescarte, além das associações e organizações de pesca e artesãs dos distritos de Arraial do Cabo, entre outras. Todas estas com mulheres protagonistas de suas lutas.

O principal objetivo desta articulação é criar a rede estadual de Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, inserindo-se na rede nacional da CONFREM Mulheres, bem como fortalecer as organizações da União das Entidades de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro (UEPA) e CONFREM Brasil.

O evento foi organizado pela Cooperativa de Mulheres Pescadoras, Aquicultoras e Artesãs da Prainha: Sol, Salga e Arte (MUPAAP) através de intercâmbio com a Secretaria Nacional de Mulheres da CONFREM.

Deixe uma resposta