Dia da Árvore

Dia da Árvore

No Brasil se comemora o dia da árvore em 21 de setembro e a data tem o objetivo de conscientizar acerca da importância das árvores, da necessidade de preservá-las e ainda fazer um alerta contra o desmatamento.

Segundo relatório divulgado em julho pelo MapBiomas, em três anos o Brasil perdeu uma área de 42 mil quilômetros quadrados de matas nativas de todos os biomas. Ou seja, de 2019 a 2021, a área destruída pela devastação florestal corresponde à área do estado do Rio de Janeiro. O documento mostra também, que no ano passado o desmate foi 20% maior que no ano anterior, indicando que o atual governo vem batendo recordes de destruição.

O desmatamento nesse período de três anos do atual governo tem a agropecuária como a maior responsável pela devastação (97%).

As árvores e florestas possuem diversos benefícios ao ecossistema do mundo, como fornecimento de oxigênio para os seres humanos, diminuição da poluição atmosférica, água de qualidade, solo fétil, alimentos, diminuição da temperatura, entre outros.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão em relação as nossas ações e ainda mais, deve servir para levar a uma reflexão de como as nossas ações colaboram com esses números impactantes.

Em Rio das Ostras, um membro do NVC participou da articulação com a Comissão de Meio Ambiente do Legislativo Municipal, para obter explicações acerca da poda e do corte de árvores no município. O mesmo NVC também já participou do movimento que culminou na assinatura do termo de conduta da secretaria de meio ambiente que fez a supressão da restinga de Costa Azul.

A proteção das árvores e florestas pode se dar no plano macro ou micro. É dever de todos conscientizar a sociedade sobre a importância das árvores e dos ecossistemas florestais.

Deixe uma resposta