Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

O mês de setembro chegou trazendo a Campanha de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo, é um problema de saúde pública com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundia de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama e a maioria dos casos poderia ter sido evitada se as pessoas tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A presença da doença mental é um fator de risco para suicídio, mas nem todas as pessoas diagnosticadas com alguma doença mental terão comportamento suicida. No entanto, quase todas as pessoas que cometeram suicídio (98,6%) possuíam algum transtorno como depressão, transtorno de humor bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas, transtornos de personalidade e esquizofrenia. Por isso é tão importante cuidar da saúde mental!

É importante falar sobre o assunto para que a sociedade esteja atenta e as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, busquem ajuda. Sem tratamento, a doença mental pode ser incapacitante.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que está com sintomas como tristeza, desânimo, mudança de apetite, de sono, de humor, entre outros, procure ajuda!

Fonte: setembroamarelo.com

Deixe uma resposta