Integração entre PEAs: Territórios do Petróleo + Rendas do Petróleo

Integração entre PEAs: Territórios do Petróleo + Rendas do Petróleo

Membros da equipe técnica do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo e integrantes dos Núcleos de Vigília Cidadã dos municípios de Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Rio das Ostras participaram nos dias 15 e 16 de julho do evento EmTendas, na cidade de Niterói, organizado pelo Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo.

O PEA Rendas atende uma exigência do IBAMA, dentro do processo de licenciamento ambiental da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, abrangendo os municípios de Maricá, Niterói, Guapimirim e Paraty, no estado do Rio de Janeiro, e Caraguatatuba, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida e Cananeia, no estado de São Paulo.

O EmTendas é um evento com atividades que abordam as rendas petrolíferas e outros assuntos relacionados a cadeia produtiva do petróleo e gás natural. A ideia é convidar interessados, principalmente os jovens, a conhecer e participar das próximas etapas do projeto.

Durante a atividade os membros do PEA-TP interagiram com os integrantes do PEA Rendas e puderam, inclusive, trocar experiências sobre metodologias utilizadas em ambos os projetos. Também foi realizada uma discussão para construção de um filme curta-metragem de autoria coletiva, gravado em tomada única e com os participantes protagonizando atuação e direção. O tema abordado no filme foi a distribuição dos royalties e das participações especiais.

O PEA-TP considera que essa troca de aprendizados entre educadores ambientais e sujeitos da ação educativa de PEAs diferentes é fundamental para o crescimento e amadurecimento tanto dos indivíduos quanto dos projetos.

Deixe uma resposta