Conceituando: A Questão Ambiental

Conceituando: A Questão Ambiental

A chamada questão ambiental diz respeito aos diferentes modos pelos quais a sociedade, através dos tempos, se relaciona com o meio físico-natural. O ser humano sempre dependeu dele para garantir sua sobrevivência. Em nenhum momento de sua história, a humanidade viveu sem o auxílio do meio físico-natural. O seu uso, como base material de sustentação da existência humana, bem como as alterações decorrentes deste uso são tão antigos quanto a própria presença do homem no planeta Terra.

Da relação dos seres humanos entre si e com o meio físico-natural emerge o que se domina meio ambiente. Não existe meio ambiente sem o trabalho dos seres humanos.

Na medida que o ser humano é parte integrante da natureza, e ao mesmo tempo ser social, detentor de conhecimentos e valores socialmente produzidos ao longo do processo histórico, tem ele o poder de atuar permanentemente sobre sua base natural de sustentação, alterando suas propriedades, e sobre o meio social provocando modificações em sua dinâmica.

Ao se relacionar com a natureza e com outros homens e mulheres, o ser humano produz cultura evidenciada por suas manifestações, ou seja, cria bens materiais, valores, modos de fazer, de pensar, de perceber o mundo, de interagir com a própria natureza e com os outros seres humanos, que constituem o patrimônio cultural construído pela humanidade ao longo de sua história.

A chave do entendimento da problemática ambiental está no mundo da cultura, ou seja, na esfera da totalidade da vida em sociedade. Contudo, o conhecimento do meio físico-natural, é fundamental para verificarmos as implicações da ação do homem no meio natural, para o próprio meio e para o meio social. Afinal, são as práticas do meio social que determinam a natureza dos problemas ambientais que afligem a humanidade. Obviamente, não estamos falando daquelas catástrofes provocadas pela natureza, como terremoto, furacões, erupção vulcânica, etc.

Fonte: retirado e adaptado do texto do professor José Silva Quintas para o conteúdo de Introdução à Gestão Ambiental Pública.

Deixe uma resposta