As reuniões ordinárias e comunitárias realizadas pelos Núcleos de Vigília Cidadã nos dez municípios contemplados pelo PEA-TP têm sido de fundamental importância para o fortalecimento e incentivo ao controle social para os grupos de abrangência do projeto e consequentemente, é a partir desses encontros que as conversas, as reflexões e as solicitações acabam se transformando em incidência.
No município de Quissamã, Ricardo Santana de Oliveira, membro do NVC, presenciou um acidente entre uma motocicleta e um menor de idade que saía de bicicleta da escola. Ao presenciar a cena, elaborou um ofício junto à equipe técnica do Projeto Territórios do Petróleo solicitando um quebra-molas e encaminhou ao presidente da Câmara Municipal.
A resposta veio em duas etapas. Em um primeiro momento foi disponibilizada a atuação da guarda municipal para organizar a movimentação do trânsito no local e após 15 dias, a prefeitura acatou a solicitação do membro do NVC e realizou a instalação de um quebra-molas.
Esta incidência política é fruto da iniciativa pessoal de um membro do NVC, do apoio da equipe técnica do PEA-TP e ainda, da ampliação de conhecimento e da capacidade de articulação que o projeto proporciona.
A participação social é a democratização do poder que grupos sociais podem exercer sobre as decisões dos governantes, propiciando a atuação da sociedade civil nas arenas de ações e decisões políticas.