Oficina Tecnologias para Cidadania

Oficina Tecnologias para Cidadania

A equipe de pesquisa intitulada “Contribuições multimidiáticas da comunicação e da educação popular para disseminação de informação sobre renda petrolífera”, formada pelas pesquisadoras Simone Rodrigues Barreto e Marina Lima Bruno, realizou essa semana a segunda rodada da atividade denominada “Oficina Tecnologias para Cidadania”.

As oficinas tiveram o objetivo de apresentar aos sujeitos da ação educativa como as ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas na prática para produzir conhecimento qualificado na gestão ambiental e no controle das rendas petrolíferas.

O PEA-TP acredita que saber utilizar as novas tecnologias da informação para disseminar informação, gerar discussão qualificada e suscitar reflexão é muito importante para tornar o canal de comunicação um facilitador dos processos de mobilização social. Fora isso, dominar ferramentas de design e edição de áudio e vídeo gera autonomia para as comunidades criarem seus próprios conteúdos.

Os encontros proporcionaram ainda a discussão sobre a importância de se comunicar utilizando as plataformas das redes sociais de forma responsável e promoveu a integração dos participantes dos Núcleos de Vigília Cidadã com a equipe de pesquisa. Todas as reuniões foram realizadas de maneira remota com a participação dos municípios de Casimiro de Abreu, Macaé, Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

Em fevereiro a rodada de práticas se encerra contemplando outros municípios.
Se você participou da oficina, deixe nos comentários qual conteúdo você achou mais interessante?

Deixe uma resposta