O Atlas Territórios do Petróleo já está disponível em sua versão digital!

O Atlas Territórios do Petróleo já está disponível em sua versão digital!

O Atlas tem a sua publicação impressa que apresenta parte da trajetória da Fase II (2017-2019) do Projeto Territórios do Petróleo na Educação Ambiental Crítica, com pesquisas e trabalho em equipe. Mais do que uma compilação de mapas e informações, o Atlas proporciona um passeio pelas páginas, conferindo maior conhecimento acerca da dinâmica territorial, da cultura local e das vulnerabilidades sociais das comunidades, por exemplo.

O trabalho valoriza a percepção dos sujeitos da ação educativa dos Núcleos de Vigília Cidadã, começando pela “cartografia reversa”, uma atividade pedagógica cujo caminho à identificação já difere da lógica convencional.

As representações da Cartografia Social foram marcadas pelo protagonismo dos sujeitos e precedidas de debates e consensos coletivos, que permitiram compreender desejos e ensejos de transformação. Os NVCs desenvolveram ainda, inventários dos patrimônios culturais (i) materiais e expressaram suas vozes exercendo a força da oralidade.

O resultado do processo encontra-se estilizado sem alterar sua essência. Trata-se de combater a desinformação com personalidade. Ao final da leitura, interpretativa e elucidativa, a (o) cidadã (o) terá condições de aprimorar a própria análise de conjuntura dos municípios contemplados pelo projeto na Bacia de Campos e se tornar, caso ainda não seja, um (a) agente multiplicador (a) ou popularizador (a) do conhecimento.

Portanto, se você não teve a oportunidade de ver o Atlas impresso, pode conferir agora a sua versão digital através deste link.

Deixe uma resposta