Territórios na Pesquisa

Territórios na Pesquisa

O projeto Territórios do Petróleo tem como meta a participação de seus pesquisadores em seminários, congressos e/ou colóquios e ainda, a submissão de artigos científicos relacionados à temática do PEA-TP. E é um fato que os pesquisadores do projeto são muito ativos!

A publicação “Inventários Participativos no âmbito do Licenciamento Ambiental: a experiência do PEA Territórios do Petróleo” é um artigo publicado na Revista CS pelas pesquisadoras Michelle Nascimento Weissmann, que também é coordenadora social do projeto e Simonne Teixeira.

O artigo trata da inserção da abordagem em Educação Patrimonial no âmbito da gestão ambiental pública relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal e ao Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e vinculado pelo projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo (PEA-TP).

Para a ação educativa, utilizou-se a metodologia denominada Inventário Participativo em que o processo pedagógico tem por base a pesquisa, a partir da coleta e da organização de informações sobre um bem ou referência cultural de significado para as comunidades envolvidas. Como resultado, a ação educativa consolidou os vínculos afetivos e solidariedade, reafirmando a identidade cultural e favorecendo ao fortalecimento das ações políticas de controle social.

O principal objetivo da Revista CS é divulgar pesquisas em ciências sociais e humanas sobre problemas contemporâneos e históricos da América Latina e do Caribe. Criada em 2017, é financiada pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais e pela Editora Universitária Icesi (Colômbia).

Você pode acessar o artigo no site: www.icesi.edu.co/revistas

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