Integrantes do Núcleo de Vigília Cidadã de Rio das Ostras, participaram, no dia 7 de maio, de uma reunião com a Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação do município, que é composta por publicitários, jornalistas, designers, entre outros profissionais.
Os membros do NVC Cinara de Almeida e Lucimara Martins de Souza, que são conselheiras do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) e Pedro Barbosa de Carvalho, presidente do conselho, fazem parte de um grupo de trabalho que atua para pensar em melhores formatos de divulgação das audiências e das votações online do Planejamento e Orçamento Participativo (POP) para toda a população.
O Orçamento Participativo é um mecanismo direto que permite que a população proponha quais devem ser as políticas públicas, obras e serviços priorizados com verbas da Administração. Em Rio das Ostras, essa participação popular acontece por meio das audiências públicas – divididas por setores geográficos e realizadas no primeiro semestre – que possibilitam indicar prioridades no uso dos recursos públicos para o ano seguinte.
A ideia é que com maior divulgação das audiências, se alcance uma maior participação popular.
Esta é uma ação que comprova a dedicação e o trabalho do grupo na busca por melhorias para seu município. O PEA-TP através do NVC continuará acompanhando e participando dos espaços de controle social e colaborando para o processo de desenvolvimento da cidade com a participação popular.
E você, tá por dentro da construção do orçamento na sua cidade?