Territórios na Pesquisa

Territórios na Pesquisa

O projeto Territórios do Petróleo tem como uma das metas a participação de seus pesquisadores em seminários, congressos e/ou colóquios e ainda, a submissão de artigos científicos em relação à temática do PEA-TP.

A publicação “O Perfil Interdisciplinar e a Atuação Pedagógica em Projetos de Educação Ambiental inspirados na Educação Popular” é um resumo expandido apresentado no 11º CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, publicado pelas pesquisadoras Suely Fernandes Coelho Lemos e Alice Vasconcelos Sendra e Silva.

O estudo aborda as contribuições da atuação pedagógica de socioeducadores com perfil de formação interdisciplinar para a ação educativa no campo da educação não formal e na educação, em especial em projetos de educação ambiental de viés crítico e pautados nos princípios da educação popular. A ação educativa no campo da educação não formal e na educação popular apresenta características particulares e riqueza de possibilidades quando considerados os sujeitos envolvidos.

A participação em projeto de educação ambiental de natureza crítica, nesse campo, aguçou o olhar para o impacto da formação dos socioeducadores nas ações pedagógicas por eles desenvolvidas.

O 11º CONINTER ocorreu remotamente e teve o tema “Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas”.

Deixe uma resposta