O projeto Territórios do Petróleo tem como uma das metas a participação de seus pesquisadores em seminários, congressos e/ou colóquios e ainda, a submissão de artigos científicos em relação à temática do PEA-TP.
A publicação “Panorama da Organização do MST por meio de materiais formativos: reflexões à práxis da educação ambiental crítica” é um artigo publicado na revista Terra Livre pelo pesquisador Rodrigo da Costa Caetano.
O autor aponta que os movimentos sociais rurais desenvolvem seus próprios caminhos na preparação dos sujeitos para a ação, dentre os quais o mais conhecido é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A organização das atividades coletivas no referido movimento passa pela formação com materiais significativos aos seus propósitos.
A partir do debate em torno da temática e da investigação de parte dessa produção do MST, com identificação e análise das metodologias formativas pertinentes, buscou-se realizar reflexões à práxis que envolve a Educação Ambiental Crítica.
No percurso utilizado prepondera o método dialético, a abordagem qualitativa, e o procedimento da revisão bibliográfica, contando com importantes referências da academia e da militância. Como resultado, há convergências nos processos pedagógicos nos remetendo à possibilidade de diálogo com complementaridades, bem como à essência da Educação Popular.
Você pode acessar o artigo aqui.