Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

O mês de setembro chega nos lembrando a importância de se falar sobre saúde mental. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo.

O suicídio é uma triste realidade que atinge pessoas no mundo inteiro, é um problema de saúde pública e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil casos de suicídio em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados, que podem levar os números na casa do 1 milhão.

Sabe-se que muitos casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se essas pessoas tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Trazer o assunto para diálogos nos diferentes ambientes da sociedade é fundamental para colaborar com a conscientização e prevenção. É importante abordar o tema para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis, busquem ajuda.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que está com sintomas como tristeza, desânimo, mudança de apetite, de sono, de humor, entre outros, procure ajuda!

No Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e gratuitamente por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Site: www.cvv.org.br

Ou ligue 188.

Se precisar, peça ajuda!

Deixe uma resposta