NVC de Rio das Ostras participa de vistoria ao TAC para recuperação da restinga de Costazul

NVC de Rio das Ostras participa de vistoria ao TAC para recuperação da restinga de Costazul

A população do município de Rio das Ostras comemorou em outubro do ano passado o reconhecimento do poder público com relação aos desrespeitos à Legislação Ambiental e a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um acordo realizado entre as partes interessadas com o objetivo de proteger direitos e resolver conflitos.

Agora, o momento é de vigília para acompanhar o processo de recuperação da área degradada na Orla de Costazul e o NVC de Rio das Ostras participou no dia 11 de maio, de mais uma vistoria relativa ao TAC para recuperação da restinga de Costazul.

Estiveram presentes o Procurador-Geral do Município de Macaé; o secretário de Meio Ambiente, Nestor Prado Júnior; servidores das secretarias e Meio Ambiente e Obras; o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, André Braga; especialistas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ; representantes do IFF/Cabo Frio, além de membros do Núcleo de Vigília Cidadã (NVC) de Rio das Ostras e outros representantes da sociedade civil organizada.

Durante a visita foram discutidos ajustes e soluções, além de ser proposto que novos encontros aconteçam periodicamente. O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas ou Áreas Alteradas (PRADA) terá duração de 12 meses para a implantação, 12 meses de manutenção e depois uma conservação contínua.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é uma medida que merece ser comemorada, mas a vigília cidadã deve se manter sempre alerta para que a gestão pública consiga efetivamente reparar os erros e atender as demandas da coletividade sem a necessidade de ação judicial.

Deixe uma resposta