Encontro Microrregional Sul

Encontro Microrregional Sul

Nos dias 17 e 18 de março, ocorreu no município de Macaé, o Encontro Microrregional da região Sul, que envolve os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Este foi o terceiro e último encontro desta rodada de microrregionais, que agora já reuniu os dez municípios atendidos pelo projeto.

Membros da equipe técnica, equipe pedagógica e comunitários dos Núcleos de Vigília Cidadã se reuniram para trabalhar a temática “Coesão Social: caminho para o exercício da Vigília Cidadã” e tiveram um momento de reflexão e consolidação de sínteses acerca de como os núcleos se percebem, constroem suas identidades, estabelecem níveis de confiança e desenvolvem a sensação de pertença.

Os pesquisadores do PEA-TP Natália Soares e Caio Cezar Brito conduziram a atividade “Quem seremos: uma caracterização da coesão social dos Núcleos de Vigília Cidadã do PEA Territórios do Petróleo”, que vai permitir uma avaliação e monitoramento das trajetórias percorridas por cada NVC de modo que possam projetar seu futuro, enquanto organização coletiva.

O evento contou com Cine Debate e além das atividades possibilitou o reencontro de integrantes do projeto, estimulou a troca de experiências entre os saberes e práticas regionais dos membros dos NVCs, proporcionou o diálogo e permitiu que os membros elucidassem suas percepções sobre a identidade dos núcleos, reafirmando a importância do grupo para a prática da vigília cidadã e do controle social.

Desta vez, o evento contou ainda com a participação de uma representante da Petrobras.

Deixe uma resposta