O Núcleo de Vigília Cidadã do município de Carapebus realizou um cine debate no mês de novembro, para dialogar sobre a importância do mês da Consciência Negra.
A equipe destacou que durante os mais de 300 anos de escravidão no Brasil, processos de resistência foram criados e apresentou aos membros do NVC o filme “Quilombo”, que conta a história do Quilombo dos Palmares.
A apresentação do filme despertou um diálogo produtivo sobre identidade, cultura e a resistência do povo negro, gerando dentro do núcleo, um interesse em manter a pauta ativa. Os membros acreditam que o debate racial deve ser levado às comunidades com maior frequência, uma vez que há temas urgentes da sociedade brasileira que são transversais ao racismo.
A realização do cine debate abordando temas de interesse dos membros dos Núcleos de Vigília Cidadã, é uma das formas de se alcançar a valorização de conhecimentos e práticas locais/tradicionais, que auxiliam no processo de transposição linguística de aprendizado e ainda fortalece as histórias dos grupos sociais participantes, fortalecendo suas identidades e seus territórios.
Ainda não viu? Então anota a dica! O filme Quilombo é uma co-produção brasileira e francesa de 1984, dirigido por Cacá Diegues. O roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos; e Palmares, de Décio de Freitas. Disponível na plataforma Youtube.