Articulação entre PEAs no município de Cabo Frio

Articulação entre PEAs no município de Cabo Frio

A articulação é um processo de envolvimento, integração e fortalecimento dos grupos sociais inseridos em diferentes grupos, entre eles, os projetos de educação ambiental, com objetivos compartilhados para ações coletivas de melhoria da gestão ambiental do território. Para isso, é importante que seja praticada a troca de informações das ações planejadas e em execução, com vistas ao fortalecimento.

No município de Cabo Frio, o NVC já realizou 37 reuniões desde o início da Fase III e as pautas principais são trabalhadas através de grupos de trabalho que atuam em três frentes: Saneamento Básico, Orçamento e Plano Diretor. Além do PEA-TP estão envolvidos os Projetos de Educação Ambiental NEA-BC, Pescarte, Foco, Rede Observação, Rema e Quipea.

Além da equipe técnica também participam os comunitários envolvidos nos projetos e algumas ações já foram realizadas, como por exemplo:

  • aprovação de propostas no PPA que foram publicadas na LDO 2022. O GT agora se dedica a acompanhar a sua execução;
  • representação no Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João na última eleição;
  • participação em consulta pública do Plano Diretor com apresentação de duas propostas, sendo uma aceita;
  • reunião com a Prolagos.

A articulação possui diferentes níveis de envolvimentos e ações, porém, é uma atividade fundamental para que o conhecimento seja compartilhado, de modo a qualificar e pensar estratégias para as intervenções e incidências políticas para a gestão ambiental pública.

Deixe uma resposta