As reuniões dos Núcleos de Vigília Cidadã são sempre um momento de desenvolvimento de atividades de pesquisa, gestão, produção e partilha de informações.
Desta forma, o NVC de Casimiro de Abreu preparou, em uma de suas reuniões, uma atividade para que os membros elaborassem propostas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023.
Foram distribuídos envelopes representando campos temáticos da lei como saúde, segurança pública, cultura, meio ambiente, educação, agricultura, entre outros e a equipe técnica distribuiu formulários para que os integrantes apresentassem ali os problemas enfrentados pelas comunidades, as suas propostas, seus objetivos e a origem dos recursos das propostas, que em sua maioria são oriundos dos royalties e das participações especiais.
As propostas foram elaboradas para serem enviadas à consulta pública que é feita no município (para LDO e LOA) e também para a construção de ofícios formalizando as propostas. Nos dias 14 e 15 de junho foram realizadas Audiências Públicas em Casimiro de Abreu e no distrito de Barra de São João, respectivamente, com a participação de 3 membros do NVC, integrantes da equipe técnica do PEA-TP e mais dois comunitários que têm participado das reuniões e estão entrando para o Núcleo de Vigília Cidadã, e foi o momento de serem apresentadas as propostas previamente elaboradas.
Esta é uma ação do NVC de Casimiro de Abreu que comprova a dedicação e o trabalho do grupo na busca por melhorias em seu município.
E no seu município, a sociedade civil está engajada na elaboração de propostas para o orçamento do próximo ano?