CONCEITUando: Mobilização

CONCEITUando: Mobilização

Quando falamos em participação social, geralmente lembramos das atividades nas instituições do nosso município, estado ou até do nosso país. No entanto, muitas vezes, antes das pessoas participarem das decisões do governo, elas foram convidadas a isso. Geralmente, elas fizeram parte de um processo de MOBILIZAÇÃO. Mas você sabe o que isso significa?

Mobilizar é, de forma geral, convocar pessoas que têm ideais em comum para que sejam atingidos objetivos do grupo. A mobilização nos orienta de forma compartilhada, por meio de informações, ações e decisões, para um propósito e, por isso, devemos compreender que o sentido de coletividade deve ser sempre respeitado.

Para a agente de mobilização do município de São João da Barra, Josana Vitória, a mobilização é “um processo de engajar pessoas para um determinado fim” e na prática, busca convocar as pessoas através de estratégias que se adéquem ao perfil do seu município. “Em minhas mobilizações, sempre busco me aproximar mais das pessoas e entender como a vida delas é, buscando desafios em comum e ligando isso com o projeto e seus objetivos. Como moradora de São João da Barra, passo pelos mesmos desafios diários. Muitas vezes pensamos que estamos sozinhos e sem forças, mas eu busco reforçar que somos um grupo organizado e que todos se ajudam nesse processo”.

Já para Letícia dos Santos, agente de mobilização do município de Campos dos Goytacazes, mobilizar é conseguir reunir pessoas para a mesma finalidade. “Entendo como uma forma de estimular a coletividade e ampliar o impacto positivo na sociedade e minimizar os impactos negativos, apresentando soluções que contribuam para a evolução da sociedade em que vivemos.”

E você, já participou de algum processo de mobilização? Já mobilizou ou foi mobilizado?

Conta pra gente!

*Este texto é uma colaboração da pesquisadora Náthani Siqueira Lima.

Deixe uma resposta